Caros amigos(as),
Talvez seja da nossa cultura. Precisamos ser reconhecidos. Reconhecimento é muito importante !
Principalmente se ele nos trouxer algo em troca: um título, um cargo, uma promoção. Só assim mesmo para explicar o descaso de inúmeras autoridades a respeito de problemas que nos sondam.
Trânsito ? Está cada vez mais fácil comprar carro e as nossas vias não agüentarão em breve (acho que esse "em breve" já chegou...).
Violência ? Aumenta a cada dia, com novos atos ousados contra o cidadão de bem. O Rio de Janeiro beira uma guerra civil. Outras cidades caminham para o mesmo sentido.
Educação ? Um sistema caótico, que aprova as crianças mesmo sem terem obtido as notas necessárias para mudar de série. Se a educação é a base do futuro, como será esse futuro ?
Saúde ? Hospitais com péssimo atendimento, com falta de leitos, pessoas jogadas ao chão, pelos corredores. É o que o ser humano, detentor de várias tecnologias, merece ?
Para que prevenir tudo isso ? O que um governante ou responsável pela melhora desses pontos ganha quando investe na prevenção desses problemas (se é que ainda podemos chamar de prevenção) ? Talvez bem menos do que deixar tudo de uma forma caótica e tentar, a partir do problema deflagrado, ser um herói.
Ser aquele que resolveu (mesmo que temporariamente) o problema do nó no trânsito. Ser aquele que deu um pouco mais de dignidade para os que estão nas filas dos hospitais. Ser aquele que diminuiu a violência (até mesmo à força). E assim vai.
Tudo isso requer um planejamento de longo prazo. E acredito que não tenhamos essa cultura. Pensamos no imediato, no agora e não no amanhã, no que iremos deixar para os nossos herdeiros.
Se a prevenção trouxesse reconhecimento, acredito que não chegaríamos ao caos que estamos chegando. Portanto, acho que precisamos ser mais conscientes e não nos deixar levar pelos possíveis heróis do trânsito, da segurança, da educação e da saúde. Onde estavam eles enquanto o problema se formava ?
Por que não planejar mais e refazer menos ?
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)