terça-feira, 10 de março de 2009

Barcas S.A.: Princípio do Desrespeito

Pessoal,

Reeditando um post que escrevi para o Bairros.com do jornal O Globo...

Há muito tempo venho achando um absurdo o que acontece nas Barcas. Atualmente, nos horários de maior movimento, a coisa têm se tornado ridícula.

São 3 estágios:

Estágio 01 - Cerca de 1200 pessoas já na área de embarque aguardando a barca atracar para embarcar. Leva entre 5 e 15 minutos.

Estágio 02 - Cerca de 1200 pessoas no saguão das barcas, entre as roletas e a área de embarque, ficam esperando as pessoas que já estão aguardando no Estágio 01 embarcarem para mudarem de Estágio. Leva no mínimo 10 minutos para o próximo Estágio. Sem falar no calor do ambiente e da sensação de estar "preso" a um lugar desconfortável.

Estágio 03 - Uma multidão fica aguardando que as pessoas do Estágio 01 embarquem e que as pessoas do Estágio 02 mudem de estágio, para que "seletas" 1200 pessoas entrem no saguão das barcas, o que caracteriza uma mudança para o Estágio 02. A duração é indeterminada, dependendo do tamanho da fila.

Até quando isso ein, pessoal ?

Observo e vejo todos tão conformados, parecendo bois em três fases de um curral. Sem conforto, sem receberem respeito, esperando até 30 minutos para entrar na embarcação.

Os catamarãs da Transtur parados e o estado caótico da ponte nos forçam a isso. O que fazer então ?

É preciso entender que o poder está conosco. Não precisamos ficar conformados. Não vamos confiar que a CPI dará resultados. Podemos exigir mudanças.

Grande abraço a todos(as),

Nelson Mansur