Meus caros,
Após um tempo afastado do Blog, espero estar retornando com algo útil.
Li um texto do Jabor que gostei muito e infelizmente é a pura verdade. Gosto muito dos seus comentários e por isso gostaria de compartilhar esse texto com vocês.
Segue o texto:
Arnaldo Jabor
- Brasileiro é um povo solidário. Mentira.
Brasileiro é babaca. Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida; Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza; Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.
- Brasileiro é um povo alegre. Mentira.
Brasileiro é bobalhão. Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai...Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.
- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência. O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo...O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
- Brasileiro é um povo honesto. Mentira.
Já foi; hoje é uma qualidade em baixa. Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quandona realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.
- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.
Já foi. Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime. Hoje a realidade é diferente. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.
- O Brasil é um pais democrático. Mentira.
Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente. Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores)...Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.
Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro. Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar. No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí ? Afinal somos penta campeões do mundo né ??? Grande coisa.
- O Brasil é o país do futuro. Caramba.
Meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram...Brasil, o país do futuro !? Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.
- Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
Para finalizar tiro minha conclusão:
O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.
Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão. Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!
Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?
==================================
Abraço a todos,
Nelson Mansur
sábado, 29 de agosto de 2009
terça-feira, 10 de março de 2009
Barcas S.A.: Princípio do Desrespeito
Pessoal,
Reeditando um post que escrevi para o Bairros.com do jornal O Globo...
Há muito tempo venho achando um absurdo o que acontece nas Barcas. Atualmente, nos horários de maior movimento, a coisa têm se tornado ridícula.
São 3 estágios:
Estágio 01 - Cerca de 1200 pessoas já na área de embarque aguardando a barca atracar para embarcar. Leva entre 5 e 15 minutos.
Estágio 02 - Cerca de 1200 pessoas no saguão das barcas, entre as roletas e a área de embarque, ficam esperando as pessoas que já estão aguardando no Estágio 01 embarcarem para mudarem de Estágio. Leva no mínimo 10 minutos para o próximo Estágio. Sem falar no calor do ambiente e da sensação de estar "preso" a um lugar desconfortável.
Estágio 03 - Uma multidão fica aguardando que as pessoas do Estágio 01 embarquem e que as pessoas do Estágio 02 mudem de estágio, para que "seletas" 1200 pessoas entrem no saguão das barcas, o que caracteriza uma mudança para o Estágio 02. A duração é indeterminada, dependendo do tamanho da fila.
Até quando isso ein, pessoal ?
Observo e vejo todos tão conformados, parecendo bois em três fases de um curral. Sem conforto, sem receberem respeito, esperando até 30 minutos para entrar na embarcação.
Os catamarãs da Transtur parados e o estado caótico da ponte nos forçam a isso. O que fazer então ?
É preciso entender que o poder está conosco. Não precisamos ficar conformados. Não vamos confiar que a CPI dará resultados. Podemos exigir mudanças.
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Reeditando um post que escrevi para o Bairros.com do jornal O Globo...
Há muito tempo venho achando um absurdo o que acontece nas Barcas. Atualmente, nos horários de maior movimento, a coisa têm se tornado ridícula.
São 3 estágios:
Estágio 01 - Cerca de 1200 pessoas já na área de embarque aguardando a barca atracar para embarcar. Leva entre 5 e 15 minutos.
Estágio 02 - Cerca de 1200 pessoas no saguão das barcas, entre as roletas e a área de embarque, ficam esperando as pessoas que já estão aguardando no Estágio 01 embarcarem para mudarem de Estágio. Leva no mínimo 10 minutos para o próximo Estágio. Sem falar no calor do ambiente e da sensação de estar "preso" a um lugar desconfortável.
Estágio 03 - Uma multidão fica aguardando que as pessoas do Estágio 01 embarquem e que as pessoas do Estágio 02 mudem de estágio, para que "seletas" 1200 pessoas entrem no saguão das barcas, o que caracteriza uma mudança para o Estágio 02. A duração é indeterminada, dependendo do tamanho da fila.
Até quando isso ein, pessoal ?
Observo e vejo todos tão conformados, parecendo bois em três fases de um curral. Sem conforto, sem receberem respeito, esperando até 30 minutos para entrar na embarcação.
Os catamarãs da Transtur parados e o estado caótico da ponte nos forçam a isso. O que fazer então ?
É preciso entender que o poder está conosco. Não precisamos ficar conformados. Não vamos confiar que a CPI dará resultados. Podemos exigir mudanças.
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Podres Poderes
Pessoal,
Vejam o trecho da música de Caetano Veloso, Podres Poderes:
"Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica, que sempre precisará de ridículos tiranos?
Será, será que será, que será, que será. Será que essa minha estúpida retórica terá que soar, terá que se ouvir por mais mil anos ?"
Parece atual, não ? Mas é de 84...será que essa retórica terá que ser ouvida por mais de mil anos ?
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Vejam o trecho da música de Caetano Veloso, Podres Poderes:
"Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica, que sempre precisará de ridículos tiranos?
Será, será que será, que será, que será. Será que essa minha estúpida retórica terá que soar, terá que se ouvir por mais mil anos ?"
Parece atual, não ? Mas é de 84...será que essa retórica terá que ser ouvida por mais de mil anos ?
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Resultado da Enquete "Você pensa em sair do Brasil ?"
Pessoal,
Segue o resultado da enquete "Você pensa em sair do Brasil ?":
- 37% votaram em "Todos os dias"
- 37% votaram em "De vez em quando"
- 12% votaram em "Não pensa, mas..."
- 12% votaram em "Nunca sairei daqui"
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Segue o resultado da enquete "Você pensa em sair do Brasil ?":
- 37% votaram em "Todos os dias"
- 37% votaram em "De vez em quando"
- 12% votaram em "Não pensa, mas..."
- 12% votaram em "Nunca sairei daqui"
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
O que falta é Educação !
Pessoal,
Segue um texto do João Ubaldo Ribeiro, sobre a nossa responsabilidade na sociedade que temos. Esse texto é para os que ainda não desistiram dela.
Segue abaixo:
O que falta é Educação !
Precisa-se de Matéria Prima para construir um País.
A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois
de Lula também não servirá para nada...
Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula.
O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.
Porque pertenço a um país onde a "Esperteza“ é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite
para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal
e "Se tira UM SÓ jornal, deixando os demais onde estão".
Pertenço ao país onde as "Empresas Privadas" são papelarias particulares de seus empregados desonestos que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos...e para eles mesmos.
Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tv a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.
Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar o que não tem, encher o saco do que tem pouco e beneficiar só a alguns. Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.
Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.
Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres de que nosso País precisa. Esses defeitos, essa "Esperteza Brasileira" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, "Eleitos por NÓS".
Nascidos aqui, não em outra parte...Entristeço-me.
Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada...
Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa ? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror ?
Aqui faz falta outra coisa.
E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados...igualmente sacaneados !
É muito gostoso ser brasileiro.
Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda...Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar ! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada !
Está muito claro...Somos nós os que temos que mudar.
Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e "Estou Seguro Que o Encontrarei Quando Me Olhar No Espelho".
E eu acrescento: o que nos falta é Educação !
--------------
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Segue um texto do João Ubaldo Ribeiro, sobre a nossa responsabilidade na sociedade que temos. Esse texto é para os que ainda não desistiram dela.
Segue abaixo:
O que falta é Educação !
Precisa-se de Matéria Prima para construir um País.
A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois
de Lula também não servirá para nada...
Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula.
O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.
Porque pertenço a um país onde a "Esperteza“ é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite
para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal
e "Se tira UM SÓ jornal, deixando os demais onde estão".
Pertenço ao país onde as "Empresas Privadas" são papelarias particulares de seus empregados desonestos que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos...e para eles mesmos.
Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tv a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.
Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar o que não tem, encher o saco do que tem pouco e beneficiar só a alguns. Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.
Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.
Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres de que nosso País precisa. Esses defeitos, essa "Esperteza Brasileira" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, "Eleitos por NÓS".
Nascidos aqui, não em outra parte...Entristeço-me.
Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada...
Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa ? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror ?
Aqui faz falta outra coisa.
E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados...igualmente sacaneados !
É muito gostoso ser brasileiro.
Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda...Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar ! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada !
Está muito claro...Somos nós os que temos que mudar.
Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e "Estou Seguro Que o Encontrarei Quando Me Olhar No Espelho".
E eu acrescento: o que nos falta é Educação !
--------------
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
Assinar:
Postagens (Atom)
