Pessoal,
Reeditando um post que escrevi para o Bairros.com do jornal O Globo...
Há muito tempo venho achando um absurdo o que acontece nas Barcas. Atualmente, nos horários de maior movimento, a coisa têm se tornado ridícula.
São 3 estágios:
Estágio 01 - Cerca de 1200 pessoas já na área de embarque aguardando a barca atracar para embarcar. Leva entre 5 e 15 minutos.
Estágio 02 - Cerca de 1200 pessoas no saguão das barcas, entre as roletas e a área de embarque, ficam esperando as pessoas que já estão aguardando no Estágio 01 embarcarem para mudarem de Estágio. Leva no mínimo 10 minutos para o próximo Estágio. Sem falar no calor do ambiente e da sensação de estar "preso" a um lugar desconfortável.
Estágio 03 - Uma multidão fica aguardando que as pessoas do Estágio 01 embarquem e que as pessoas do Estágio 02 mudem de estágio, para que "seletas" 1200 pessoas entrem no saguão das barcas, o que caracteriza uma mudança para o Estágio 02. A duração é indeterminada, dependendo do tamanho da fila.
Até quando isso ein, pessoal ?
Observo e vejo todos tão conformados, parecendo bois em três fases de um curral. Sem conforto, sem receberem respeito, esperando até 30 minutos para entrar na embarcação.
Os catamarãs da Transtur parados e o estado caótico da ponte nos forçam a isso. O que fazer então ?
É preciso entender que o poder está conosco. Não precisamos ficar conformados. Não vamos confiar que a CPI dará resultados. Podemos exigir mudanças.
Grande abraço a todos(as),
Nelson Mansur
terça-feira, 10 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O Grande problema Nelson é a concorrência... num mundo capitalista ela que deveria "cuidar" desse problema ! Seria simples, caso uma empresa não fornecesse um bom serviço, iríamos escolher outro que melhor nos atendesse !
Na realidade não é isso que acontece... algo falhou ! As empresas se tornaram muito grandes engolindo as menores... Quanto será que é o investimento para um simples mortal ou uma pequena empresa ter permissão para atravesar as pessoas de lancha ? Se quisesse amanhã vender o meu carro, com o dinheiro comprar uma lancha média e ficar atravessando pessoas durante o dia inteiro...?! Quantos leões eu teria que matar para conseguir permissão para trabalhar assim ? No capitalismo de hoje, o estado defende as grande empresas, porque elas detém o poder.. As pessoas não tem valor, mas elas tem essa ilusão ! O problema está no processo linear...
Não acho que seja simplesmente o problema da concorrência. Pois estamos falando de um serviço que é prestado à população de forma "sub-humana" por uma empresa que faz rios de dinheiro com as barcas.
Eu concordo com o Nelson, que parte do problema vem do conformismo de todos com as condições precárias em que vivemos.
Bom post, se tivesse umas fotos para ilustrar os estágios seria legal. Daria mais impacto.
Um abraço,
Ricardo Duarte
Postar um comentário