Caros amigos(as),
Nunca fui muito fã de ler. Mas lia.
Achava chato, perda de tempo, quase um estado estático para aqueles que não têm mais o que fazer. Mas continuava lendo, mesmo que 10 ou 15 minutos por dia.
Hoje eu agradeço a perseverança que a leitura teve sobre mim.
Em alguns dias da semana, passo boa parte deles escrevendo emails e documentos de projetos. É nesse momento que sinto os benefícios da leitura. As palavras fluem melhor, as idéias se estruturam de forma mais fácil e de repente surgem palavras do inconsciente para popular os textos.
Hoje, o resultado de algum tempo dedicado a leitura (não apenas de livros, mas a jornais e revistas) me beneficia no trabalho e pode ajudar a todos vocês. Por isso, gostaria de compartilhar algumas dicas:
- Leia cerca de 15 minutos por dia (preferencialmente um livro, mas poder ser um jornal - não vale esportes, ok ? - ou revista).
- Tente não entrar muito no "internetês" (abreviações de expressões e palavras tais como "vc", "kd", "qq", "naum", etc), mesmo trocando mensagens por email, orkut, MSN e outros softwares de troca de mensagens. É claro que é difícil, mas ajuda muito não viciar nos termos, pois quando menos esperamos lá vai um deles inadvertidamente em nossos textos.
- Sempre que ler alguma palavra que não tenha certeza do significado, recorra ao dicionário. É muito bom saber sobre as várias possibilidades de emprego de uma determinada palavra.
- Não tente falar difícil. Não existe necessidade disso. As pessoas acabarão achando o seu texto chato e incompreensível.
- Pense sempre em quem estará lendo o que você está escrevendo. É muito importante se precaver que a pessoa ou grupo que lerá a mensagem terá uma grande chance de entender o que está sendo lido.
A nossa língua é complexa e quanto mais a conhecermos, mais perceberemos que temos muito mais a conhecer. Como na vida.
Grande abraço !
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário