quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Perseverança da Leitura

Caros amigos(as),

Nunca fui muito fã de ler. Mas lia.

Achava chato, perda de tempo, quase um estado estático para aqueles que não têm mais o que fazer. Mas continuava lendo, mesmo que 10 ou 15 minutos por dia.

Hoje eu agradeço a perseverança que a leitura teve sobre mim.

Em alguns dias da semana, passo boa parte deles escrevendo emails e documentos de projetos. É nesse momento que sinto os benefícios da leitura. As palavras fluem melhor, as idéias se estruturam de forma mais fácil e de repente surgem palavras do inconsciente para popular os textos.

Hoje, o resultado de algum tempo dedicado a leitura (não apenas de livros, mas a jornais e revistas) me beneficia no trabalho e pode ajudar a todos vocês. Por isso, gostaria de compartilhar algumas dicas:

- Leia cerca de 15 minutos por dia (preferencialmente um livro, mas poder ser um jornal - não vale esportes, ok ? - ou revista).

- Tente não entrar muito no "internetês" (abreviações de expressões e palavras tais como "vc", "kd", "qq", "naum", etc), mesmo trocando mensagens por email, orkut, MSN e outros softwares de troca de mensagens. É claro que é difícil, mas ajuda muito não viciar nos termos, pois quando menos esperamos lá vai um deles inadvertidamente em nossos textos.

- Sempre que ler alguma palavra que não tenha certeza do significado, recorra ao dicionário. É muito bom saber sobre as várias possibilidades de emprego de uma determinada palavra.

- Não tente falar difícil. Não existe necessidade disso. As pessoas acabarão achando o seu texto chato e incompreensível.

- Pense sempre em quem estará lendo o que você está escrevendo. É muito importante se precaver que a pessoa ou grupo que lerá a mensagem terá uma grande chance de entender o que está sendo lido.

A nossa língua é complexa e quanto mais a conhecermos, mais perceberemos que temos muito mais a conhecer. Como na vida.

Grande abraço !

Nenhum comentário: