Caros Amigos(as),
É muito importante uma poupança para o futuro. E para isso precisamos tentar economizar. Mas como ? Poderiam perguntar vários de vocês.
Pode não ser tão simples e em alguns casos isso é impossível, pois os gastos que possuem alta prioridade podem ser superiores aos ganhos. Nesse caso específico, é preciso pensar em novas fontes de receita e renegociações para não se pagar altos juros.
Para os que não conseguem ter um dinheiro em conta porque se sentem na obrigação de gastar, encarem a poupança (ou outro investimento) como uma conta mensal, de um valor determinado. E também, assim como uma conta, façam o exercício de esquecê-la quando já estiver paga. Aos que guardam as contas antigas por anos, por questões de comprovação, já tiveram a idéia de somá-las e extrair o valor total pago ? Impressiona negativamente, claro.
Da mesma forma, quando o investimento - por menor que seja - é encarado como uma conta a ser paga e o "esquecemos", temos a tendência de não acreditar como aquela quantia mensal (irrisória, que seja) consegue se tornar um bom montante. Apenas como exemplo, o pagamento (no popular, um depósito) de uma conta mensal de R$ 100,00 para a poupança acumula em 5 anos aproximadamente R$ 7.200,00. Em 10 anos, R$ 17.500,00.
Quando eu começo ? Ontem. Avalie o seu perfil - conservador, médio ou agressivo - e procure o investimento adequado: Poupança, Renda Fixa, Renda Variável, entre outros.
Por quanto tempo eu devo capitalizar ? O maior tempo possível, mas sem exageros.
Quando se fala em poupar não se incentiva o corte radical dos gastos com lazer, preferências pessoais, bens, etc. Afinal, trabalhamos para conseguir ter (deveria ser assim) as coisas que querermos. E não para acumular capital simplesmente pela vontade de ter altas cifras, sem objetivo aparente.
A poupança serve para um futuro mais tranquilo, uma compra de carro, casa ou apartamento, ajudar ou presentear a quem amamos, ou mesmo para uma aposentadoria. Ou vocês acham que o modelo de previdência pública pode melhorar ?
Grande abraço !
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá Nelson !
Parabéns pelo blog ! Como eu já conhecia o seu talento para escrita e para analisar alguns aspectos de nosso cotidiano, estou muito contente por poder acompanhar suas opiniões nesse blog.
Inclusive até me animei para voltar a ter um (tenho uma conta aqui mesmo no blogger que nunca usei). Que venham mais textos por aí.
Opa. Eu já consegui realizar algumas economias e obtive resultados.
Realmente é um assunto delicado. Seja para pais de família, seja para consumidores desenfreados. Seus argumentos esclarecem bem boas formas de mudar o planejamento futuro. Eu fui um dos que repensaram sobre o assunto...
Poupar ?! Como essa tarefa é difícil... existem muito material que tenta desvender esse mistério... Há pouco tempo li um muito bom, "Casais inteligentes enriquecem juntos" ! O livro é muito melhor do que o título, bem mais amplo e não está preocupado em enriquer e sim em orientar em como administrar "melhor" o dinheiro do casal ! Que sejamos mais inteligentes em viver...
Postar um comentário