sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Só de Sacanagem...

Caros Amigos(as),

Gostaria de destacar um trecho que a Ana Carolina lê em uma de suas músicas, que é composto pela Elisa Lucinda. É muito interessante e se aplica a todos nós:

Só de Sacanagem (Elisa Lucinda, por Ana Carolina)

Meu coração está aos pulos !

Quantas vezes minha esperança será posta à prova ? Por quantas provas terá ela que passar?

Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.

Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova ? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais ?

É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro.

A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
- Não roubarás !
- Devolva o lápis do coleguinha !
- Esse apontador não é seu, minha filha !

Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.

Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem !

Dirão:
- Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.
E eu vou dizer:
- Não importa ! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão:
- É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal.E eu direi:- Não admito! Minha esperança é imortal !

E eu repito, ouviram ? IMORTAL !

Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

Nenhum comentário: